domingo, 8 de janeiro de 2012

A mulher com fluxo de sangue

Lucas 8.43-48
43 - E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada,
44 - Chegando por detrás dele, tocou na orla do seu vestido, e logo estancou o fluxo do seu sangue.
45 - E disse Jesus: Quem é que me tocou? E, negando todos, disse Pedro e os que estavam com ele: Mestre, a multidão te aperta e te oprime, e dizes: Quem é que me tocou?
46 - E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude.
47 - Então, vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se tremendo e, prostrando-se ante ele, declarou-lhe diante de todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como logo sarara.
48 - E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz.
Diferentes tipos de pessoas que seguiam Jesus:
1. CURIOSOS: Queriam apenas ver o que estava acontecendo, que tipo de movimento diferente do habitual era aquele.


2. ACUSADORES: Haviam pessoas buscando uma falha em Jesus para acusá-lo.


3. Pessoas que realmente queriam saber quem era Jesus.

4. Aqueles que sabiam que Ele era o Messias, a promessa de Deus para salvar o mundo.

Entre essas multidões, encontramos uma mulher enferma em Lucas 8 que, por 12  anos sofria uma hemorragia.


     A REAL SITUAÇÃO DA MULHER HEMORRÁGICA


De acordo com a Lei de Moisés, Levítico 15, a mulher com fluxo de sangue era considerada impura enquanto durasse a hemorragia.

 Lei do ciclo menstrual: enquanto durasse o período menstrual, a mulher era impura. Cessando a hemorragia, ela deveria se apresentar ao sacerdote e oferecer 2 rolas ou 2 pombinhos para expiação do pecado e para holocausto, 7 dias depois que cessasse o seu período.
Durante a hemorragia: era impura, tudo que tocasse era impuro, onde se sentava ou deitava era impura. A pessoa que a tocasse, seria imundo até à tarde. (Levítico 15.20)
Essa lei era aplicada também a hemorragias que se prolongassem por período maior do que a menstruação.

Por 12 anos, essa mulher era "A INTOCÁVEL". Tudo que ela tocava se tornava impuro. Imagine o fardo, a culpa, o desespero emocional dessa mulher. Ela não era uma mulher com um único problema de saúde físico, sua enfermidade era tratada pela Lei de Moisés como algo espiritual, pois necessitava de sacrificio para expiação pelo pecado e holocausto, era necessário que ela fosse purificada. Imagine o fardo, a culpa, o desespero emocional dessa mulher. Ela era “O PROBLEMA”. Ninguém podia se aproximar dela. As pessoas não a tocavam, não a abraçavam. Sua enfermidade a afastava de todos, a deixa à margem da sociedade. A enfermidade não era apenas um problema físico, mas social e emocional também. Ela tentou de todos os modos se livrar daquela doença. Procurou todos os médicos conhecidos, afastou tudo que tinha, mas nada aconteceu, ela continuava enferma e impura.

Então, ela ouve falar de Jesus. Mas, como encontrá-lo? Como pedir ajuda? Milhares e milhares de pessoas estavam sempre ao seu redor.


Ela quebra o protocolo: A sua única solução para se aproximar de Jesus, seria se colocar no meio da multidão (e, com isso, acaba se esbarrando em outras pessoas, imagine se a descobrissem. Se o plano não desse certo? Se as pessoas descobrem o seu problema e a culpam por tê-los tornado imundos? Ela ignora todas essas questões, quebra as barreiras que a impedem de se aproximar de alguém, e entra no meio da multidão em busca de Jesus. Ela tem fé de que se ao menos tocar nas roupas de Jesus, seria curada. A sua última chance era a FÉ, CRER. Não lhe restava mais nada.  
Quando nada mais funcionar, Creia, quebre o protocolo, deixe de lado a tradição, as convenções sociais, e vá com fé, em busca de Jesus. 

É incrível a fé que essa mulher tem em Jesus. Decidir tocar em Jesus para ser curada reflete o modo como ela vê Jesus:

Santo: ela reconhece que a santidade de Jesus é absoluta, inquestionável, inquebrável. É impossível que Cristo fique contaminado pela sua impureza. Jesus não a repreendeu porque ele a tocou. Se fosse um sacerdote da época, com certeza, a teria discriminado diante de todos. A mulher se revela tremendo de medo. Talvez, ela pense: “quebrei a lei, eu sou impura e o toquei...” 



47 - Então, vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se tremendo e, prostrando-se ante ele, declarou-lhe diante de todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como logo sarara. 
 Mas, ela foi em busca de Jesus. A santidade de Jesus, sua pura virtude, a curou e purificou. Falta-nos chegar diante de Jesus, tocá-lo, e receber sua virtude para ser santificado.


Redentor: ela reconhece que Jesus é o Cordeiro de Deus, que ele poderia curar seu corpo físico, mas também redimi-la da impureza que a atormentava por 12 anos e a mantinha excluída de todos.

O que Jesus fez por essa mulher

1.     JESUS CUROU SEU CORPO. Logo tudo mudou. Ela conheceu Jesus e Ele a restaurou. Uma doença  que nenhum médico encontrou a cura, e seus recursos materiais não puderam resolver, apenas Jesus curou. 
2.     JESUS CUROU SUA ALMA: Por 12 anos, ela viveu com o fardo de trazer impurezas. Imagine os traumas e complexos daquela mulher, a solidão em que vivia. Jesus libertou sua alma desse fardo.

3.     JESUS A REINTEGROU À VIDA SOCIAL: Pessoas não se aproximariam dela por causa da sua doença. Se as pessoas se aproximassem dela, estivessem conversando e, por um incidente a tocasse, se tornariam impuros por um dia inteiro. Também, não poderiam se sentar no mesmo lugar que ela, ou mesmo tocar qualquer objeto que ela tivesse tocado. Essa enfermidade a excluía do convívio social e familiar. Um abraço, um aperto de mão, um beijo ou um pequeno gesto de carinho não era parte da sua rotina. Mas agora, ela estava livre para a vida social novamente.


Conclusão: A missão de Jesus abrange o ser humano de forma integral e os excluídos da sociedade, vítimas de preconceito.


Ele curou enfermos: reconheceu as necessidades físicas do ser humano


Ressuscitou os mortos: trouxe à vida os que não tinham mais esperança
Alimentou os famintos: reconheceu carências materiais
Perdoou pecados: reconheceu carências espirituais.
Como igreja, precisamos entender que temos uma missão integral que abrange o ser humano como o todo: ser espiritual, emocional, físico, social.
Eu fico realmente intrigada, perplexa, quando estudo a vida de Jesus, os milagres que Ele realizou. Percebo, que é muito mais do que um sinal sobrenatural do seu poder em ação. Quando Jesus realiza um milagre, Ele não está pensando naquele momento em si. Imagino que em sua mente, Ele visualiza toda a transformação que o milagre trará à vida daquele que experimenta, que vivencia o milagre. E, quando pensamos nisso, nossa concepção sobre os milagres de Deus muda completamente, porque podemos compreender que, o milagre de Deus simplesmente não tem dimensão, é impossível descrever a ação e influência da ação de Jesus em nossa vida.
Com isso vemos, como somos pequenos(em tamanho, idéias, valores, opiniões, fé, expectativas) e vemos como é grande a glória e majestade de Cristo. E, o fato dele se importar conosco, tão pequenos, e Ele tão grande, tão imenso, o torna ainda maior e nos torna ainda menores, minúsculos.
A Ele, pois, glória, honra, e louvor.

2 comentários:

  1. Gostei muito desta postagem. Que Deus continue abençoando o vosso ministério. Pode deixar que estamos orado para que Deus concretize o vosso desejo. Um abraço! Willian Senhorinho
    fortalecendoafamilia.blogspot.com

    ResponderExcluir

"Rogo-te que me mostres a tua glória"

"Então, ele(Moisés) disse: Rogo-te que me mostres a tua gloria." Quando penso em Moisés, vejo um homem cuja vida é marcada p...